data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)
Os cinco envolvidos no caso do triplo homicídio próximo ao campo de futebol do Esporte Clube Cerro Azul, em Santa Maria, viraram réus nesta segunda-feira. A denúncia oferecida pelo Ministério Público foi aceita pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal.
Valdenir Lopes de Lima, Vinícius Silva dos Santos, Jeferson Rodrigues do Nascimento, Leandro Matheus da Costa Insalurade e Deivid Pereira Machado foram denunciados por três homicídios triplamente qualificados, uma tentativa de homicídio quadruplamente qualificado, roubo, receptação, crime de porte ilegal de arma proibida, crime de porte ilegal de arma de uso restrito e formação de organização criminosa. Os cinco estão recolhidos na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Cinco pessoas são denunciadas por triplo homicídio em Santa Maria
Após a citação, eles terão um prazo de 10 dias para apresentar a defesa por escrito à justiça. Depois, a promotora Giani Saad tem mais um prazo para manifestar a resposta da acusação. Em seguida, os documentos retornam ao juiz, que marca a audiência de instrução para ouvir as testemunhas e interrogar os réus.
A defesa de Valdenir, em contato com o Diário, disse que ele se encontra em situações precárias na casa prisional e que deve ingressar com pedido de habeas corpus na Justiça. " O quadro de saúde do meu cliente é gravíssimo, o mesmo se encontra segregado na PESM usando bolsa de colostomia, com pontos infeccionados, sem atendimento médico e sem atendimento da enfermagem do estabelecimento prisional visto que a enfermeira se encontra em Porto Alegre.Somado a isto, o ambiente prisional é repleto de bactérias e vírus. Referida situação, além de ferir os dispositivos constitucionais é inaceitável e desumana, e por esta razão a defesa irá pleitear a prisão domiciliar ou a substituicao de prisao por outras medidas cautelares menos brandas, da mesma forma será impetrado Habeas Corpus no Tribunal de Justiça da 4° Região. No mais, provará no decorrer do processo que os fatos não se deram como narrados pela acusação", disse a advogada Jéssica Medianeira de Oliveira.
28 pessoas são presas em operação da Polícia Civil
O CASO
Um tiroteio deixou três mortos e três baleados no dia 15 de novembro, no Bairro Chácara das Flores, em Santa Maria. O crime ocorreu no campo de futebol na Rua La Paz, na Vila Cerro Azul.
Cinco homens fortemente armados chegaram em dois veículos, usando toucas ninjas e portando fuzis, pistolas, revólveres e submetralhadoras, trancando as duas entradas da rua, quando começaram a atirar. Os cinco homens vestiam camisetas da Polícia Civil.
Carros envolvidos no assassinato de três pessoas passam por perícia
Durante o tiroteio, três pessoas morreram. Rafael Reis Espindola, 27 anos, Vagner Bech Machado, 32 anos, e Sandro da Silva Pereira, 35 anos, morreram na hora. De acordo com a investigação e com a denúncia do MP, dois dos homens mortos, Wagner e Sandro não eram alvos do grupo.